O que são tecnologias críticas?

O termo TECNOLOGIA CRÍTICA está definido no Militarily Critical Technologies List (MCTL). O MTCL é um compêndio detalhado de informações sobre tecnologias que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos avalia como críticas para manter as capacidades militares superiores dos EUA. O MCTL contém definições de limites que tornam a tecnologia militarmente crítica. A aquisição de qualquer uma destas tecnologias por um adversário potencial levaria ao reforço significativo das capacidades militar-industriais desse adversário, em detrimento dos interesses de segurança dos EUA. Inclui, por exemplo, tecnologias associadas à proliferação de armas nucleares, químicas e biológicas e sistemas de lançamento de mísseis.

As principais categorias tecnológicas do MCTL incluem: Sistemas aeronáuticos; Eletrônicos; Orientação, navegação e controle de veículos; Sistemas de informação, entre outros.

Ref: https://www.wrc.noaa.gov/wrso/security_guide/mctl.htm

Esta  definição demonstra o grau de restrição de acesso ao conhecimento e a equipamentos/sistemas/componentes para aplicação ou desenvolvimento dessas tecnologias.

Nesta legislação, Congresso Americano definiu “tecnologias críticas” como “essenciais para o desenvolvimento dos Estados Unidos para promover a segurança nacional ou a prosperidade económica a longo prazo dos Estados Unidos”.

Uma vez definido o domínio das “tecnologias”, é necessário definir o que entendemos por “crítico”. A definição neste relatório Nacional de Tecnologias Críticas pressupõe que a criticidade de uma tecnologia é determinada pela importância da aplicação à qual a tecnologia é colocada. Ou seja, a criticidade deriva da importância dos resultados do sistema do qual a tecnologia é parte constituinte, bem como da importância que a tecnologia tem para permitir esse sistema.

Ref: Appendix A National Critical Technologies List