Drones

A equipe da ASTC atua no desenvolvimento e emprego operacional de drones desde 2016, sendo considerada pioneira na certificação de drones de emprego BVLOS (que operam além da linha de visada) no país.

Neste sentido, a equipe que hoje se encontra na ASTC desenvolveu o primeiro drone BVLOS certificado pela ANAC no país em 2021. O drone desenvolvido foi o RPAS-112 que possui um CAV-E para 40 km de raio de operação a 400 ft AGL com até 08h de autonomia. A autorização de projeto foi emitida para 12 km de operação a 400 ft AGL. Todo esse desenvolvimento foi feito dentro do edital de P&D da ANEEL para o Projeto SIAD-AERO do Grupo EDP Brasil.

A primeira operação estruturada de inspeção com drones VLOS (dentro da linha da visada) e BVLOS do país foi realizada dentro desse projeto também. Outro fato marcante obtido pela equipe técnica foi a primeira operação em aeroporto civil simultânea de drones BVLOS com a operação tradicional de aeronaves em um mesmo aeroporto. A operação foi realizada no Aeroclube de Vila Velha-ES em coordenação com o DTCEA-VT e o próprio aeroclube.

Os inspetores da ASTC também têm grande experiência nas inspeções de ativos de diversos setores da economia, tendo inspecionado mais de 30.000 km de linhas de distribuição e transmissão, plataformas de petróleo, terminais de tancagem e plantas de mineração.