Projeto INS-BR21

Inertial navigation system – BR21

O INS-BR21 é produzido pela GNC Brasil Sistemas Críticos

A ASTC é uma das empresas proprietárias da GNC Brasil, juntamente com a OPTSENSYS Instrumentação Optica e Eletrônica, Navegui e Pollux.

Cada uma das empresas contribui com um subsistema.

A ASTC é responsável pela integração de componentes e definição de requisitos técnicos e operacionais do sistema.

GNC Brasil

Somos uma empresa única fora dos EUA e da Europa capaz de projetar e fornecer Sistemas de Navegação Inercial baseados em Tecnologia de Fibra Óptica para aplicações espaciais.

Aplicações duais em áreas como: veículos e embarcações autônomas, UAVs civis e militares, satélites e armas de alta precisão.

INS-BR21 foi validado em voo

Somos uma empresa única fora dos EUA e da Europa capaz de projetar e fornecer Sistemas de Navegação Inercial baseados em Tecnologia de Fibra Óptica para aplicações espaciais.

Aplicações duais em áreas como: veículos e embarcações autônomas, UAVs civis e militares, satélites e armas de alta precisão.

Sobre a carga útil

O foguete sul-coreano é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvimento pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, que permitirá ao Brasil um grande passo em direção à independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos. O Projeto SISNAV está inserido dentro do Sistema de Navegação e Controle (SISNAC), previsto para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) da FAB, focado em órbitas baixas do New Space.

Essa missão propicia o desenvolvimento técnico e operacional das equipes envolvidas no que tange à tecnologia de propulsão híbrida, avaliação do desempenho em voo do SISNAV e sistemas de rastreio, transmissão e recebimento de dados. Dessa forma, o Programa Espacial Brasileiro será fortalecido, mostrando ao mundo a capacidade do Brasil de desenvolver tecnologias aeroespaciais.

GNC Capabilities

Capacidade de integrar sistemas, engenharia de sistemas e gerenciamento de projetos complexos;

Capacidade de produção de GFO (Giroscópio de Fibra Óptica) e AFO (Acelerômetros de Fibra Óptica);

Capacidade de produção de NC (Computador de Navegação);

Capacidade de controle de sistemas dinâmicos.

 

Fyber Optics Gyroscopes (FOG)

Sensores produzidos para sistema de controle de atitude e órbita de satélites. Adequado para integração em aeronaves militares, mísseis de cruzeiro, etc.

 

Especificações técnicas

Bias drift: < 0,005 º/h

Random Walk: < 0,018 º/√h

Stability: < 50 ppm

 

 

INS usando FOGs

 

GFOs MARINS

Teste de voo feito em míssil cativo