IA & VC

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) é um conjunto de tecnologias que permitem aos computadores executar uma variedade de funções avançadas, incluindo a capacidade de ver, entender e traduzir idiomas falados e escritos, analisar dados, fazer recomendações e muito mais.

A IA é a espinha dorsal da inovação na computação moderna, agregando valor para indivíduos e empresas. Por exemplo, o reconhecimento óptico de caracteres (OCR) usa IA para extrair texto e dados de imagens e documentos, transformando conteúdo não estruturado em pronto para negócios, dados estruturados e insights valiosos.  

O termo é frequentemente usado de forma intercambiável com seus subcampos, que incluem machine learning (ML) e deep learning.

No entanto, existem diferenças. Por exemplo, o machine learning é centrado na criação de sistemas que aprendam ou melhorem seu desempenho com base nos dados que eles consomem. É importante notar que, embora todo machine learning seja IA, nem toda IA é machine learning.

Visão Computacional

A Visão Computacional é (VC) uma sub-área da Inteligência Artificial responsável pela criação de sistemas capazes de processar, analisar e identificar dados visuais de um modo similar ao humano. Existem muitas aplicações comerciais em várias áreas, como por exemplo: segurança, marketing, tomada de decisão e produção.

A VC busca analisar,  interpretar e extrair informações relevantes de imagens e vídeos para que decisões possam ser tomadas, ou para gerar dados relevantes para uma aplicação futura.

Nesse sentido, a ideia da visão computacional é simular a visão humana, já que somos capazes de detectar objetos, entender distâncias e compreender o que há em um ambiente.

A ASTC usa VC nas seguintes aplicações:

Reconhecimento Facial;

Identificação de Ativos;

Detecção de Falhas;

Monitoramento de grandes áreas.